terça-feira, 2 de outubro de 2012

Possibilidade para o espaço educacional

Em artigo do dia 19 de setembro, o Diário Catarinense apresentou a revitalização do casarão da Escola Silveira de Souza. O antigo grupo educacional atualmente abriga os ensaios do coral municipal de Florianópolis e atende a educação de Jovens e Adultos com cursos de música. Os projetos paisagísticos criados para o casarão serão um legado deixado pela Mostra Casa Nova e aponta para possibilidade de humanização do espaço educacional.


Mostra Casa Nova 2012 homenageia a música e estimula valorização do patrimônio histórico e cultural

26 de setembro de 2012
Aberta ao público a partir de 6 de outubro, a Mostra Casa Nova 2012  vai apresentar aos visitantes mais de 40 ambientes planejados por alguns dos principais arquitetos do Estado – mas não só isso. Em sua 11ª edição, o evento pretende também estimular moradores e profissionais a lançarem um novo olhar sobre a cidade. “A preocupação em ter casas com ambientes confortáveis e bonitos é comum a todos e um desejo que queremos atender. Mas é preciso ter em mente que nossas residências devem também ‘dialogar’ com o lugar onde vivemos. Por isso é preciso valorizar o espaço urbano”, diz o curador da mostra, Abreu Jr.
A própria definição do local do evento reflete a preocupação. Os ambientes da Mostra estão sendo montados dentro do prédio da Escola Básica Silveira de Souza, no Centro de Florianópolis, que atualmente abriga aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de música. Mas o belo prédio abriga muita história. Quinto grupo escolar inaugurado em Santa Catarina, ele foi fundado em 28 setembro de 1913. A construção tem duas alas semelhantes – à época uma abrigava meninas e a outra, meninos – e tem, além das salas de aula, biblioteca, cozinha, banheiros e um jardim com pátios arborizados. Para receber a Mostra, a casa passa por obras e diversas melhorias serão mantidas no local após o término do evento, em 11 de novembro.
“O período da Mostra será uma oportunidade para a comunidade conhecer o trabalho de profissionais de destaque no estado e, ao mesmo tempo, visitar uma edificação histórica, um patrimônio importante que pertence a Florianópolis e deve ser valorizado”, diz Abreu. Arquitetos que participam do evento dizem que a antiga construção ajuda a inspirar seus projetos.
Outra fonte de idéias é a música brasileira, tema do evento batizado em 2012 de Mostra Casa Nova em Sete Notas e que homenageia os principais gêneros musicais do País e ídolos como Carlos Gomes, Noel Rosa, Tom Jobim, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Cazuza e Maria Rita. Por isso, em alguns ambientes haverá elementos associados à música. E os visitantes verão também as tendências na área de arquitetura e decoração e novidades para a casa – há projetos que trazem novos produtos como revestimentos cerâmicos e torneiras que ainda vão chegar ao mercado.
Algumas das novidades permanecerão no prédio da escola após o fim do evento. “Deixaremos um legado de melhorias importantes”, diz o coordenador do evento, Carlos Lopes, responsável pelo acompanhamento das obras na edificação. Ele conta que entre as melhorias feitas na Silveira de Souza vão estar banheiros renovados, uma nova biblioteca e a recuperação do jardim.
O ambiente da biblioteca, por exemplo, foi montado com móveis e objetos doados por mais de 20 empresas. Os alunos também serão beneficiados por livros e instrumentos musicais que poderão ser doados pela comunidade, em campanha de arrecadação que vai ocorrer em paralelo ao evento.
“Esse ano teremos uma edição muito especial da Mostra, principalmente pela possibilidade de deixarmos um legado para a cidade e para os estudantes da Escola Silveira de Souza”, diz a Diretora Comercial dos jornais da RBS em Santa Catarina, Luciana Luz. A Mostra é promovida pelo Diário Catarinense e apresentada pela Cassol. O patrocínio é da GVT, ACCR Construções e Koerich Imóveis. Apoio: Docol, Honda Satoru, Pedra Branca, Luxaflex, Tintas Renner, Beiramar Shopping, Habitattus e Cyrela. (http://acontecendoaqui.com.br/posts/mostra-casa-nova-2012-homenageia-a-musica-e-estimula-valorizacao-do-patrimonio-historico-e-cultural/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário