Na sua versão online a revista Nova Escola publicou o artigo da Gestão escolar onde ganhou destaque a publicação sobre a composição dos horários da grade do CEM São Luiz. Abaixo o artigo. Mais no site da Nova Escola.
Ensino integral: mais tempo para ensinar. E agora?
A extensão da carga horária impacta a rotina da escola. Nesta reportagem, os desafios que a equipe gestora precisa enfrentar - e as soluções de cada um deles
Aurélio Amaral (novaescola@atleitor.com.br), de Jundiaí, SP. Colaboraram Bruna Nicolielo, de Goiânia, GO, e Fernanda Salla, de Porto Alegre, RS
Definir horários
Aulas ampliadasOs professores de Arte do São Luiz, em São José (SC), têm mais tempo para projetos especiais
Até o ano passado, todas as aulas tinham 45 minutos. No começo deste ano, quando foi ampliada a carga horária, Xadrez, Dança, Arte Visual e Música foram previstas seguindo essa regra. No entanto, os professores notaram que as atividades propostas ganhavam ritmo e envolviam mais os alunos justamente quando o sinal já estava para tocar. Após discutir o assunto com a coordenação pedagógica, a direção decidiu ampliar o tempo de algumas atividades para uma hora e meia. Deu certo para as três primeiras. Nem tanto para Música: as crianças se mostravam mais dispersas depois da metade da aula. Ela, então, voltou a ser dividida em dois períodos de 45 minutos. "Como estamos no primeiro ano de experiência, investimos na observação, nos registros dos docentes e na reflexão coletiva para tomar as decisões. Com isso, vamos optando pelos caminhos que dão mais resultado na aprendizagem", explica a orientadora educacional Cris Junckes.
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